A mesa de centro

29 de junho de 2011

Minha mãe é obcecada por enfeites de mesa. Seus principais pontos cardeais da casa são os que ficam na mesa de centro. Sempre com a “bunda” virada para a porta da rua. Como se adentrassem no recinto e quisessem ficar em casa para sempre. Dizia que atraía bons fluidos e dinheiro. Não sei.

Um conjunto perfeito de seis elefantinhos era sua nova obsessão. Um de cada cor. Amarelo. Vermelho. Branco. Preto. Verde. Azul. De repente quando eu chegava da aula eu notava que iam sumindo um a um. Elaborava diversas teorias. Quem seria o sequestrador de elefantinho de porcelana. Até que vi minha mãe jogar fora o pretinho, meu preferido. Só restara o vermelho. Hora de comprar outro conjunto qualquer.

Qualquer arranhão ou canto estragado fazia com que o enfeite fosse descartado. Minha casa cheirava perfeição. Não poderiam existir defeitos. Um arranhão no quadro era motivo de troca. Uma palha solta da cadeira da varanda. Um punho arrebentado da rede do descanso. Tudo era trocado para que o mundo não precebesse.

Quando eu quebrei meu braço aos sete anos chorei a noite inteira. Não de dor. Nem por causa do incomodo desesperador do gesso. E sim porque receava que fosse trocado por algum filho substituto.Contei meu receio aos soluços à minha mãe. ela riu da minha infantilidade. Sempre desconfiei que se nascesse com algum problema físico teria sido jogado no lixo.Claro que ela não fez isso.

Hoje ao almoçar vendo TV percebo que o grupo de chineses e um dragão estilizado que enviei de presente à ela no dia das mães alguns anos atrás está com vários membros quebrados pelas quedas dessa vida e descuido da empregada novata. Perguntei por que ela não trocara os enfeites. Se ela tinha desistido da obsessão por perfeição.

Ela respondeu que os bonequinhos faziam parecer que eu estava por perto. E ela nunca iria se desfazer de mim. Nem da lembrança, e que uma mãe sempre busca encurtar a distância de seus filhos.

Chorei novamente a noite inteira, de saudade da minha mãe.

 

2 Respostas to “A mesa de centro”

  1. ap Says:

    Que lindo… :’)

  2. angelica Says:

    lindo mesmo.


Deixe um comentário

