Vamos medir nosso amor?

26 de abril de 2011

Eu sempre pensei que amor não poderia ser medido. Não tinha nada a ver com matemática. A gente amava e pronto. Ponto Final. Não exigia complemento, não pedia explicação. Era uma grandeza indefinida. Não precisava ser quantificada.

Foi quando minha prima de quatro anos entrou em prantos pela sala e abraçou bem forte a mãe dela. Era um choro sincero que molhava a blusinha rosa dela. Eu fiquei assustado, não tenho muito tato com crianças.

“Eu não consigo amar você como eu amo o vovô e a vovó”. Entre os soluços e as lágrimas ela repetiu essa sentença três vezes. Eu arregalei meus olhos. Também amava o vovô e a vovó. Também amava minha mãe. Mas nunca tentei medir. Só amava.

– Giulia, não precisa chorar. Eu te amo, minha filha. Pode amar o vovô e a vovó em primeiro lugar. Pode amar quem você quiser. Eu te amo. Fique calma. Não é preciso esse desespero. – minha tia com uma voz que acalmaria até um leão em fúria foi amansando a tristeza da garotinha.

“Já sei, mamãe, eu amo vovó e vovô como se fosse o Universo e eu amo você daqui até a lua. Pode ser? O universo é infinito e a lua bem longe.”

Pronto, uma criança sabe medir e quantificar o amor. Coisa que nós adultos de alma perfurada não conseguimos fazer. Talvez para não magoar as pessoas que ficam em posições inferiores. Ou para não magoar a nós mesmo quando posicionamos alguém que parecia imprescindível lá embaixo.

Cada amor é diferente. E muda. O amor não é estático. Também não se apaga. Segue uma chama lá no fundo. Como um fio de cabelo descoberto no baú de família. Não se pode acabar um amor. Pode diminuir ou aumentar.

– E o primo, Giulia? O quanto você o ama?

– Eu amo ele daqui até em casa.

Giulia costuma medir o amor como distância. A casa da vó para a casa dela é atravessar a cidade. Já é muita coisa. Meu amor está no outro lado do país. E eu a amo sem medir, sem quantificar. Não aprendi nada com as crianças.

* essa é a minha versão de um dialogo da minha amiga Lya com sua filha Catarina. Prometo que faço uma versão para homenagea-la. Estou trabalhando nisso *

3 Respostas to “Vamos medir nosso amor?”

  1. Eliane Says:

    Muuuuito fofo!
    Obrigada.
    Bjs. Li

  2. karen tigre Says:

    eu amei esse site
    de+++♥♥♥


Deixe um comentário

